Para quem é novo nisto, e porque eu já por lá passei, deixo-vos aqui algumas dicas como instalar o "Sistema operativo mas avançado do mundo" nos vossos pc's.
1º Devem fazer um levantamento do hardware que tem o vosso pc
Acerca disto pela experiência que tenho o maior se não está a nível de hardware, é o hardware gráfico e o hardware de som, o resto pode-se dizer que rola tudo. Um sitio muito bom e que quem anda nisto a algum tempo já conhece é a wiki do osx86project.org, lá tem a experiência de vários utilizadores com hardware onde podem e devem também participar depois deste tutorial, podem então ver aqui se o vosso hardware está aqui listado e se é ou não compatível.
2º Devem arranjar o software necessário
-DVD retail do "Snow Leopard" este tem cerca de 8GB tem de ser gravado em um DVD Dual Layer.
-CD do "Empire EFI", deste último existem duas versões, a distinguir no processador, escolha a versão que se adequa ao vosso processador e depois ainda existem mais duas versões dentro daquela que copiaram, a normal e a versão "legacy" supostamente a versão "legacy" é para maquinas mais antigas a diferença esta no boot penso eu, tenho usado sempre a versão "legacy" é um bocado mais lenta a carregar mas parece-me mais universal.
3º Instalar o sistema operativo
Para instalar o sistema operativo devem fazer o seguinte procedimento, fazer boot a partir do "Empire EFI" e depois quando este iniciar trocar pelo DVD do "Snow Leopard" e premir F5, depois seleccionar o disco de instalação do "Snow Leopard" e esperar pelo boot da instalação normalmente, por este método é obrigatório reparticionar o disco rígido pelo que ira perder todos os dados, o primeiro passo será então abrir o "utilitário do disco" e particionar o disco com o sistema GUID depois formatar no formato "Mac OSX Expandido", seguindo a instalação.
4º Tarefas após instalação
Depois de instalado o "Snow Leopard" é normal que este de erro ao iniciar ou mesmo ao acabar a instalação, agora temos o sistema operativo instalado mas este não reconhece o hardware do nosso pc, para contornar isto temos de instalar as drives, também conhecidas por "kexts", para iniciar o sistema vamos voltar a usar o "Empire EFI" com este vamos conseguir fazer boot no "Snow Leopard" que instalamos no disco, depois das boas vindas e registo, vamos usar o myHack, este é um pacote que vem no "Empire EFI" e traz algumas drives essenciais para o pc iniciar e instala o bootloader neste caso o chameleon que vai fazer o boot, instalamos então o myHack e depois as kexts necessárias, isto agora é relativo está ligado ao passo 1, devem encontras as drives para o vosso hardware para isso podem consultar o sitio do passo 1 e podem copiar a kexts deste sitio, http://www.kexts.com/ , o directório de instalação das kexts é o seguinte \SnowLeopard\Sistema\Biblioteca\Extensions ou \SnowLeopard\Extra\Extensions, eu aconselho a instalar nesta ultima que foi criada pelo myHack, pode-se dizer que é onde estão as "kexts osx86", depois de instaladas as kexts executem o "Kext Utility" que está em anexo, este vai reparar permissões das kexts instaladas, já devem ter tudo ok agora é cruzar os dedos e reiniciar.
5º Placa de rede wireless e BIOS
Depois de isto tudo não devem ter conseguido por a placa de rede wireless a funcionar, existem poucas kexts para wireless, se for desktop podem usar uma placa wireless usb com chipset RALink funcionam muito bem, mas para laptop's é incomodo, se o portatil usar "mini pci express" podem procurar no ebay por uma placa compatível com mac "BCM94321MC" custa a volta de 10€ e é só trocar pela que tem o pc, estas placas vinham com macbooks em 2006/2007 acho eu, e por isso funcionam de origem, não é preciso instalar kexts.
Outra situação em alguns laptops antigamente não dava para instalar o mac porque uma definição da BIOS não era compatível e então nesse caso era necessário arranjar uma BIOS com patch e actualizar, eu fiz isso no meu portátil Asus G1S, nunca mais me preocupei com isso nem sei se isso ainda é necessário com estes métodos de instalação, mas acho melhor terem a noção disto porque podem precisar de fazer algo do género.
Foi o meu primeiro post desculpem qualquer coisa, este talvez não seja um tutorial muito detalhado mas penso que ajuda a perceber alguns conceitos acerca da instalação de ambientes macintosh em pc's, comentem dificuldades que tenham para a comunidade vos ajudar.
Para instalar o Snow leopard é preciso o Leopard, ou seja, tenho de sacar os dois, certo? Saco daquelas versões já com kexts ou saco as versões retail dos sistemas operativos?
Obrigado desde já,
Alex
02-01-2010, 11:08 AM (This post was last modified: 02-01-2010 11:13 AM by apitoo. Edit Reason: )
(01-31-2010 08:50 AM)Creepingalex Wrote: Para instalar o Snow leopard é preciso o Leopard, ou seja, tenho de sacar os dois, certo? Saco daquelas versões já com kexts ou saco as versões retail dos sistemas operativos?
Obrigado desde já,
Alex
Instala de raiz a versão retail do Snow Leopard, como o marcovergueira descreve no ponto 3º.
02-03-2010, 01:12 AM (This post was last modified: 02-03-2010 01:13 AM by marcovergueira. Edit Reason: )
(01-31-2010 08:50 AM)Creepingalex Wrote: Para instalar o Snow leopard é preciso o Leopard, ou seja, tenho de sacar os dois, certo? Saco daquelas versões já com kexts ou saco as versões retail dos sistemas operativos?
Obrigado desde já,
Alex
Terá de usar a versão retail do "Snow Leopard" que tem cerca de 8GB e tem de ser gravada em Dual Layer, desculpem pois podia ter mencionado isto no ponto 2º, vou acrescentar isso ao post, só para não confundirem existem basicamente dois tipos de instalação o primeiro é versões como o (iAtkos, iPc, Kalyway, iDeneb), estes tem kexts para pc's e fazem boot em pc's, o segundo usamos um cd para fazer boot e instalamos o sistema operativo a partir de um DVD retail Macintosh.
Deixem aqui as vossas experiências de instalação, pois não tem havido grande feedback deste tutorial.
(02-03-2010 05:06 AM)Creepingalex Wrote: A instalação com a versão retail é a chamada "Vanilla instalation", certo?
Penso que sim já ouvi por várias vezes falar nesse termo, andei agora a pesquisar e parece-me que esse termo está associado ao facto de não termos de mexer no kernel nem nos kexts originais da apple para arrancar com o sistema operativo, as primeiras versões "hackintosh" tinhamos de aplicar um patch ao kernel para correr em pc's, agora existe o metodo EFI (Extensible Firmware Interface) que é uma camada que se situa entre a hardware/bios de um pc e o software, logo quando fazemos as actualizações do Macintosh não temos de andar sempre aplicar a tal patch na kernel nem a mexer nas kexts porque estas não estão a trabalhar directamente no hardware mas sim na camada EFI.
(02-03-2010 05:06 AM)Creepingalex Wrote: A instalação com a versão retail é a chamada "Vanilla instalation", certo?
Penso que sim já ouvi por várias vezes falar nesse termo, andei agora a pesquisar e parece-me que esse termo está associado ao facto de não termos de mexer no kernel nem nos kexts originais da apple para arrancar com o sistema operativo, as primeiras versões "hackintosh" tinhamos de aplicar um patch ao kernel para correr em pc's, agora existe o metodo EFI (Extensible Firmware Interface) que é uma camada que se situa entre a hardware/bios de um pc e o software, logo quando fazemos as actualizações do Macintosh não temos de andar sempre aplicar a tal patch na kernel nem a mexer nas kexts porque estas não estão a trabalhar directamente no hardware mas sim na camada EFI.
Boas
Ainda n experimentei o guia pois tenho tentado com iDeneb(sem sucesso) e ainda estou a tentar arranjar o DVD da retail.
O parece-me estar excelente mas tenho uma dúvida: para instalar o MAC OS X posso instala-lo numa partição previamente criada, que depois redefinirei como GUID ou é necessário formatar o disco por completo?
Desde já obrigado e parabéns pelo guia.
Abraço
(03-16-2010 09:40 PM)APoC Wrote: Boas
Ainda n experimentei o guia pois tenho tentado com iDeneb(sem sucesso) e ainda estou a tentar arranjar o DVD da retail.
O parece-me estar excelente mas tenho uma dúvida: para instalar o MAC OS X posso instala-lo numa partição previamente criada, que depois redefinirei como GUID ou é necessário formatar o disco por completo?
Desde já obrigado e parabéns pelo guia.
Abraço
o iDeneb e outras distribuições alteradas, carregadas de drivers e patches, e mais user friendly podem ser instaladas numa partição existente. O Retail não. O Retail é o OSX original, sem alterações. Precisa de um disco com nova partição em estilo GUID.